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Educação psicomotora como prática pedagógica na educação infantil

Educação psicomotora como prática pedagógica na educação infantil

Sobre o Curso

Objetivo da disciplina: Capacitar os profissionais da área de educação para a compreensão e aplicação de técnicas e estratégias eficazes para o desenvolvimento psicomotor das crianças na faixa etária de 0 a 6 anos, por meio de atividades lúdicas e educativas que contribuem para o seu desenvolvimento físico, cognitivo e social. Além disso, a disciplina busca aprimorar a formação desses profissionais para que possam atuar de forma efetiva no processo de aprendizagem das crianças, levando em consideração as suas necessidades individuais e respeitando o seu ritmo de desenvolvimento.

Ementa da disciplina: Estudo sobre a importância do corpo para o desenvolvimento integral da criança e a correlação entre o corpo e os domínios motor, socioemocional e cognitivo. Abordagem dos fatores psicomotores na educação infantil. Estratégias e atividade psicomotoras adequadas ao ambiente escolar. Funções e responsabilidades de professores de educação infantil na promoção do desenvolvimento psicomotor. Exploração das diretrizes e competências relacionadas à educação psicomotora na Base Nacional Comum Curricular. Práticas psicomotoras em crianças com desenvolvimento atípico.

Conteúdo Programático da Disciplina

1. A prática da Educação Psicomotora e sua relação com a aprendizagem:

  • - A Educação Psicomotora e a importância do corpo na aprendizagem;
  • - Conceituação da Educação Psicomotora x prática psicomotora;
  • - Objetivos principais da Educação Psicomotora;
  • - O olhar psicomotor e a intencionalidade da prática: o papel do professor na Educação Infantil e o lugar do corpo na escola.
  • - As Unidades Funcionais do Cérebro – Luria
  • - Práticas com materiais de apoio.

2. Os fatores psicomotores Tonicidade, Equilibração e Noção de Corpo:

  • - A Tonicidade, a Equilibração e a prática psicomotora;
  • - A Noção de Corpo: o esquema corporal e a imagem corporal x prática psicomotora.
  • - Explanação dos subtemas de cada fator citado (slides) com práticas para cada item abordado (atividades dirigidas, jogos e materiais de apoio).

3. Os fatores psicomotores Estruturação Espaço-Temporal e Praxia Global e Praxia Fina

  • - A importância da evolução do espaço na aprendizagem;
  • - A inserção da noção temporal e do ritmo na Educação Infantil e como alicerce a aprendizagens posteriores: raciocínio lógico-espacial e processos de leitura e escrita;
  • - Explanação dos subtemas de cada fator citado (slides) com práticas por faixa etária (jogos e materiais de apoio)

4. Os transtornos/dificuldades de aprendizagem referentes à área psicomotora: alterações motoras no TEA e no TDAH

  • - Alterações motoras/psicomotoras no TEA;
  • - O corpo do TDAH;
  • - O planejamento psicomotor na Educação Infantil: modelo e explicações.
  • - Aula presencial – prática psicomotora vivenciado.

Bibliografia básica da disciplina:
1. ALVES, R. C.S. O Corpo do Professor. Curitiba, PR:CRV, 2013.
2. BORGHI, T.; MELLO, A. Capítulo: O Corpo na Aprendizagem in: Neuropsicologia e Aprendizagem. Org. Andrea Carla Machado, Suzeley Faria Bello e Karina Kelly Borges. Ribeirão Preto: Booktoy, 2018.
3. DENIS, L. Henri Wallon e a Prática Psicopedagógica. São Paulo: FiloCzar, 2019.
4. FERNANDES, J. M.G.A; FILHO, P.J.B.G. Atualidades da Prática Psicomotora. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2015.
5. FONSECA, V. Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.
6. GONÇALVES, F. A. A neurociência sob o olhar da Psicomotricidade. Editora Cultural: São Paulo, 2019.
7. MELLO, A. Revista guia prático para professores de educação infantil. Editora Lua das Artes. São Paulo: 2004 – 2010.
8. NÚÑEZ, J. A.G.; BERRUEZO, P. P. Psicomotricidade e Educação Infantil. CEPE: Ciencias de La Educación Preescolar Y Especial. Madrid – Espanha, 2015.
9. REYES, R. O corpo tem seu lugar na escola. Salvador: EDUFBA: Casa Via Magia, Coleção corpo, convívio e linguagem; v.1, 2011.
10. VELASCO, C.G. Propostas Psicomotoras: atividades em Psicomotricidade Educacional, Esportiva e Clínica. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2022.
11. RENNÓ, E. Psicomotricidade: da melodia cinética ao corpo político. Belo Horizonte: Editora Artesã, 2012.