Buscar Cursos e Recursos
Buscando...
Digite algo para buscar cursos e recursos
Encontrados 0 resultados
Objetivo da disciplina: Capacitar os profissionais da área de educação para a compreensão e aplicação de técnicas e estratégias eficazes para o desenvolvimento psicomotor das crianças na faixa etária de 0 a 6 anos, por meio de atividades lúdicas e educativas que contribuem para o seu desenvolvimento físico, cognitivo e social. Além disso, a disciplina busca aprimorar a formação desses profissionais para que possam atuar de forma efetiva no processo de aprendizagem das crianças, levando em consideração as suas necessidades individuais e respeitando o seu ritmo de desenvolvimento.
Ementa da disciplina: Estudo sobre a importância do corpo para o desenvolvimento integral da criança e a correlação entre o corpo e os domínios motor, socioemocional e cognitivo. Abordagem dos fatores psicomotores na educação infantil. Estratégias e atividade psicomotoras adequadas ao ambiente escolar. Funções e responsabilidades de professores de educação infantil na promoção do desenvolvimento psicomotor. Exploração das diretrizes e competências relacionadas à educação psicomotora na Base Nacional Comum Curricular. Práticas psicomotoras em crianças com desenvolvimento atípico.
Conteúdo Programático da Disciplina
1. A prática da Educação Psicomotora e sua relação com a aprendizagem:
2. Os fatores psicomotores Tonicidade, Equilibração e Noção de Corpo:
3. Os fatores psicomotores Estruturação Espaço-Temporal e Praxia Global e Praxia Fina
4. Os transtornos/dificuldades de aprendizagem referentes à área psicomotora: alterações motoras no TEA e no TDAH
Bibliografia básica da disciplina:
1. ALVES, R. C.S. O Corpo do Professor. Curitiba, PR:CRV, 2013.
2. BORGHI, T.; MELLO, A. Capítulo: O Corpo na Aprendizagem in: Neuropsicologia e Aprendizagem. Org. Andrea Carla Machado, Suzeley Faria Bello e Karina Kelly Borges. Ribeirão Preto: Booktoy, 2018.
3. DENIS, L. Henri Wallon e a Prática Psicopedagógica. São Paulo: FiloCzar, 2019.
4. FERNANDES, J. M.G.A; FILHO, P.J.B.G. Atualidades da Prática Psicomotora. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2015.
5. FONSECA, V. Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.
6. GONÇALVES, F. A. A neurociência sob o olhar da Psicomotricidade. Editora Cultural: São Paulo, 2019.
7. MELLO, A. Revista guia prático para professores de educação infantil. Editora Lua das Artes. São Paulo: 2004 – 2010.
8. NÚÑEZ, J. A.G.; BERRUEZO, P. P. Psicomotricidade e Educação Infantil. CEPE: Ciencias de La Educación Preescolar Y Especial. Madrid – Espanha, 2015.
9. REYES, R. O corpo tem seu lugar na escola. Salvador: EDUFBA: Casa Via Magia, Coleção corpo, convívio e linguagem; v.1, 2011.
10. VELASCO, C.G. Propostas Psicomotoras: atividades em Psicomotricidade Educacional, Esportiva e Clínica. Rio de Janeiro: WAK Editora, 2022.
11. RENNÓ, E. Psicomotricidade: da melodia cinética ao corpo político. Belo Horizonte: Editora Artesã, 2012.