Buscar Cursos e Recursos
Buscando...
Digite algo para buscar cursos e recursos
Encontrados 0 resultados
A Comunicação Não Violenta vem ganhando espaço e reconhecimento, ampliando sua prática em diferentes contextos profissionais e pessoais. Por meio de Quatro Pilares: a observação, o sentimento, a necessidade e o pedido. A CNV promove inicialmente a comunicação intrapessoal, ou seja, a nossa comunicação com a gente mesmo e diante do desenvolvimento e aprimoramento dessa comunicação, então, a relação e interação com o outro que possibilitará conexão e desenvolvimento mútuo em prol de uma cultura de paz e inclusiva.
Objetivo da disciplina: Capacitar os profissionais da educação infantil para aplicarem os princípios da comunicação não violenta e do respeito à diversidade, a fim de promover um ambiente educacional mais acolhedor, inclusivo e respeitoso para as crianças, suas famílias e a comunidade escolar em geral. Os profissionais devem ser capazes de compreender as diferentes formas de comunicação e de identificar as práticas que reforçam a violência e a exclusão, bem como adotar estratégias eficazes para promover a empatia, a escuta ativa e a resolução de conflitos.
Ementa da disciplina: Partindo dos princípios da Comunicação Não Violenta – CNV possibilita a capacidade de os profissionais da educação relacionarem o reconhecimento de suas observações, seus sentimentos e suas necessidades. Os princípios da CNV e a diversidade nas escolas promovendo uma comunicação consciente na relação com as crianças. Como me relacionar com a outra pessoa por meio da CNV, estimulando o respeito a diversidade, empatia e escuta ativa. Colocando em prática com ações e atividades reflexivas e de interação.
Conteúdo Programático da disciplina:
Bibliografia básica da disciplina:
1. ALLEN, V. G. Eu e meus sentimentos: um guia para crianças entenderem suas emoções e aprenderem a se expressar. Tradução de Rafaella Lemos. Rio de Janeiro: Sextante, 2020;
2. ALMEIDA, L.S.L.; MENEZES, A.B. CAPÍTULO 11 Reconhecendo barreiras atitudinais para a construção de uma escola inclusiva, in DE CASTRO MENEZES, Aline Beckmann (org). Ensinar e Aprender: desafios para a educação do século XXI. Curitiba: ABPMC, 2022.
3. DIAS, L. R. Formação de professores, educação infantil e diversidade étnico-racial: saberes e fazeres nesse processo. Revista Brasileira de Educação v. 17 n. 51 set.-dez. 2012, disponível em https://doi.org/10.1590/S1413-24782012000300010 (visualizado em 27/06/2023)
4. GAIDARGI, A.M. M. Educação infantil dialógica e não violenta. Dialogia. São Paulo, n. 33, pag. 246-262, st./dez., 2019 disponível em https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13668/7963 (visualizado em 27/06/2023);
5. HUANG, H.; LIU, Y.; SU, Y. What Is the Relationship Between Empathy and Mental Health in Preschool Teachers: The Role of Teaching Experience. Sec. Educacional Psychology. V. 11, 2020, disponível em https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.01366 (visualizado em 27/06/2023)
6. KOOPMAN, S.; SELIGA, L. Teaching peace by using nonviolent communication for difficult conversations in the college classroom. Peace and Conflict Studies. V. 27 n. 3, article 2, 2021. DOI: 10.46743/1082-7307/2021.1692, disponível em: https://nsuworks.nova.edu/pcs/vol27/iss3/2 (visualizado em 27/06/2023)
7. ROSENBERG, M. Vivendo a Comunicação Não Violenta: como estabelecer conexões sinceras e resolver de forma pacífica e eficaz. Tradução de Beatriz Medina. Rio de Janeiro: Sextante, 2019;
8. __________ A Linguagem da paz em um mundo de conflitos: sua próxima fala mudará o mundo. Tradução de Grace Patrícia Close Deckers. São Paulo: Palas Athena, 2019;
9. __________ Comunicação Não Violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. Tradução Mário Vilela. 5ªed. São Paulo: Ágora, 2021;
10. __________ O surpreendente propósito da raiva: indo além do controle para encontrar a função vital da raiva. Tradução de Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Athena, 2019;
11. __________ Juntos Podemos Resolver Essa Briga: paz e poder na resolução de conflitos. Tradução de Tônia Van Acker. São Paulo: Palas Athena, 2020;
12. PORDEUS, M. P.; MAGALHAES JR., A. G. A conjuntura da escola na formação da identidade de gênero na primeira infância. Revista Educação E Cultura Contemporânea Volume 19, Número 60, 2022. Disponível em http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/10478 (visualizado em 27/06/2023);
13. SCHEIN, E. H. Princípios da consultoria de processos: para construir relações que transformam. Tradução de Antônio Luiz de Paula e Silva. São Paulo: Peirópolis, 2008;
14. SNOWDEN, S. Vamos lidar com a raiva: 50 atividades para as crianças. Tradução de Beatriz Medina. Rio de Janeiro, Sextante, 2020;
15. STAPPEN, A. Caderno de Exercícios de Comunicação Não Violenta. Tradução de Maria Ferreira. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020;
Bibliografia complementar
1. TAY, L.; DINER, E. Needs and Subjective Well-Being Around the World. Journal of Personality and Social Psychology. Vol. 101, No. 2, 354–365, 2011 DOI: 10.1037/a0023779 disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/21688922/ (visualizado em 27/06/2023);
2. VANSTEENKISTE, M.; RYAN, R.M.; SOENENS, B. Basic psychological need theory: Advancements, critical themes, and future directions. Motivation and Emotion, v. 44, p.1-31, 2020 disponível em https://doi.org/10.1007/s11031-019-09818-1 (visualizado em 27/06/2023);
3. LASATER, I.; STILES, J. Comunicação não violenta no trabalho: um guia prático para se comunicar em eficácia e empatia. Tradução de Laura Claessens. São José dos Campos: Colibri, 2020;
4. OLIVEIRA, A. D. de,; PILATTI, L. A. (2023). Educação inclusiva na formação inicial de professores: revisão sistemática. Revista Eventos Pedagógicos, 14(2), 359–375. https://doi.org/10.30681/reps.v14i2.10673