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Organização do trabalho pedagógico na educação infantil

Organização do trabalho pedagógico na educação infantil

Sobre o Curso

Nesta disciplina você aprenderá sobre como o fazer pedagógico é de significativa relevância para o processo de ensino-aprendizagem. É através dele que mediamos o conhecimento referente ao ser humano e seu papel na sociedade. Desde o início da experiência escolar, faz-se necessárias ações que possibilitem a inserção das crianças no convívio social, para que haja compreensão da existência de várias culturas, modos de ser, levando em consideração sua faixa etária, ou seja, essas ações devem trazer em seu escopo a ludicidade e, através delas, reverberar o que significa, de maneira prática, o convívio com o outro de forma respeitosa e empática. Nesse sentido, a Organização do Trabalho Pedagógico, deve trazer os campos de experiência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que possibilitam o protagonismo dos discentes proporcionando conhecimentos de si mesmo e seu lugar na sociedade, a descoberta através de observações e práticas, a criatividade que valoriza o fazer, a capacidade que cada indivíduo tem de se expressar e a valorização do outro onde há o momento da escuta, do compartilhar, da ação em pares e, consequentemente, o aprender a aprender. Vamos ao aprendizado?

Objetivo da disciplina: Desenvolver estratégias pedagógicas que promovam a construção de uma cultura de paz e não-violência na educação infantil, por meio de atividades lúdicas e interativas que estimulem o respeito mútuo, a tolerância e a empatia entre as crianças.

Este objetivo vai além do desenvolvimento cognitivo das crianças e busca promover habilidades socioemocionais importantes para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis. Além disso, está alinhado com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular que enfatizam a importância de uma educação integral e que contemple diversas dimensões da formação humana.

Ementa da disciplina: Apresentação da relevância do papel docente no que se refere à sua atuação como mediador do conhecimento, na Educação Infantil; apresentação da importância da estrutura organizacional do seu trabalho; Reflexões sobre ações práticas que o profissional poderá desenvolver, enfatizando a cultura, a ludicidade, empatia e a formação do indivíduo em sociedade.

Conteúdo Programático da disciplina:

  • Panorama do trabalho pedagógico na Educação Infantil – a relevância da BNCC no planejamento educacional;
  • O planejamento de professores no processo de ensino-aprendizagem;
  • Os espaços de aprendizagem na Educação Infantil;
  • O trabalho com projetos como parte do planejamento pedagógico na Educação Infantil.

Bibliografia básica da disciplina:
1. BRASIL. Base nacional comum curricular. Brasília-DF: MEC, Secretaria de Educação Básica, 2017.
2. BRASIL. Campos de experiências: efetivando direitos e aprendizagens na educação infantil/ [Ministério da Educação; texto final Zilma de Moraes Ramos de Oliveira]. – São Paulo: Fundação Santillana, 2018.
3. BASSEDAS, Eulàlia; HUGUET, Teresa; SOLÉ, Isabel. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2009.
4. BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos Pedagógicos na educação infantil. Porto Alegra: Artmed, 2008.
5. HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho. 5 ed. Porto Alegra: Artmed, 1998.
6. ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.