Buscar Cursos e Recursos

Digite algo para buscar cursos e recursos

Espaços Educativos: a importância do brincar na Educação Infantil

Espaços Educativos: a importância do brincar na Educação Infantil

Sobre o Curso

Brincadeiras de roda, amarelinha, queimada, corre lenço, pular corda, esconde-esconde, taco, entre tantas outras, nos permite relembrar nossa infância. Algumas dessas brincadeiras podem ter uma outra nomenclatura em alguns estados e você pode não conhecer, mas todas elas são muito divertidas e permitem o desenvolvimento das habilidades motoras, estratégias de ação, memória, equilíbrio, percepção e, consequentemente, contribuem para o processo de ensino aprendizagem. Assim, a importância dos jogos e brincadeiras se funde com o desenvolvimento daquele que o pratica. Vários estudos foram realizados trazendo o jogo como fonte de pesquisa; autores como Piaget (1988), Lima (2008), Huizinga (2000), entre outros, analisaram a relevância de ver o jogo como um recurso pedagógico.

Nessa disciplina, “Espaços Educativos: a importância do brincar na Educação Infantil”, você apreciará como é significativo realizar a mediação do conhecimento através da ludicidade e como os espaços contribuem para todo esse processo.

Objetivo da disciplina: Analisar e compreender a importância da brincadeira como instrumento pedagógico na formação integral da criança na Educação Infantil, explorando diferentes espaços educativos e estratégias que favorecem o desenvolvimento infantil por meio do brincar.

Ementa da disciplina: Apreender o aporte das atividades lúdicas na Educação Infantil. Estudos sobre a importância do brincar bem como sua representação e eficácia no processo de ensino-aprendizagem. Diferenças entre brinquedo, brincadeira, jogo e o papel docente nesse processo, levando em consideração a ludicidade para perpassar toda sua prática.

Conteúdo Programático da disciplina:

  • A importância dos jogos na Educação Infantil;
  • A criança e a cultura lúdica;
  • O brincar como ponte para o aprendizado;
  • Contação de histórias, uma ferramenta para a aprendizagem.

Bibliografia básica da disciplina:
1. HUIZINGA, Johan. Homo ludens. São Paulo: Perspectiva, 2000.
2. KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos infantis - o jogo, a criança e a educação. 6ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1999.
3. LIMA, José Milton de. O jogo como Recurso Pedagógico no Contexto Educacional. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008.
4. Vigotski, L. S. A brincadeira e seu papel no desenvolvimento psíquico da criança. Tradução: Zoia Prestes). Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais, 2008, p. 23-36. Disponível em: https://atividart.files.wordpress.com
5. WAJSKOP, Gisela. O brincar na Educação Infantil. Caderno de Pesquisa. São Paulo, n. 92, p. 62-69, 1995. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/742.pdf
6. WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 1968.