Buscar Cursos e Recursos

Digite algo para buscar cursos e recursos

A criança com deficiência: Práticas Inclusivas na Educação Infantil

A criança com deficiência: Práticas Inclusivas na Educação Infantil

Sobre o Curso

Apresentação da Disciplina

A disciplina pretende apresentar propostas pedagógicas inclusivas para serem desenvolvidas na Educação Infantil com base nas propostas oficiais presentes para essa modalidade de ensino.

Objetivo da disciplina: A disciplina busca promover o desenvolvimento de estratégias pedagógicas inclusivas que possam favorecer a participação e o aprendizado de todas as crianças de 0 a 6 anos, independentemente de suas limitações, visando garantir uma educação de qualidade para todos.

Ementa da disciplina: A disciplina tem como intencionalidade, apresentar situações de aprendizagem de maneira inclusiva elaboradas a partir dos documentos oficiais presentes e disponíveis para os profissionais da educação que atuam com a primeira etapa da Educação Básica de modo a garantir o acesso, a permanência, a participação e a efetivação da aprendizagem contempladas na Lei nº 13.146/2015.

Conteúdo Programático da disciplina: Serão desenvolvidos os seguintes conteúdos nesta disciplina:

  • Documentos Oficiais: RCNEI, Orientações Curriculares, BNCC e Currículo da Cidade de São Paulo.
  • LDB nº 9394/96 e Lei nº 13.146/2015
  • O trabalho com disciplinas e competências
  • Avaliação em Educação Infantil
  • Estratégias de Ensino e metodologias ativas para a Educação Infantil.

Bibliografia básica da disciplina:
Souza, Nelly, N. Educação infantil na perspectiva da inclusão: reflexões para novas ações. Curitiba, CRV, 2019.
Bassedas Eulália, e col. Aprender e ensinar na educação infantil. porto alegre. Artmed, 1999
Rey, B., Carette, V., Defrance, A., & Kahn, S. As competências na escola. Aprendizagem e avaliação. Vila Nova de Gaia, Portugal: Gailivro, 2005
Dalhberg, G; Moss, P.; Pence, A Qualidade na educação de primeira infância – perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: Artmed, 2003.