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Fundamentos da Psicomotricidade

Fundamentos da Psicomotricidade

Sobre o Curso

Objetivo da disciplina: Fornecer aos discentes conhecimentos teóricos e práticos sobre a importância da psicomotricidade no desenvolvimento infantil, a fim de capacitá-los para planejar e executar atividades que favoreçam a integração sensorial, a coordenação motora, a percepção espacial e temporal, a lateralidade, o equilíbrio e a expressão corporal nas crianças de 0 a 6 anos de idade. Além disso, pretende-se discutir as principais abordagens psicomotoras, as suas bases teóricas e metodológicas, bem como as filosofias éticas e legais da prática psicomotora na Educação Infantil.

Ementa da disciplina: A visão panorâmica dos aspectos históricos e epistemológicos referentes às principais abordagens da prática psicomotora educativa, no Brasil, atualmente; conteúdo teórico com prática aplicável na Educação Infantil acerca do desenvolvimento psicomotor, alertando para a importância deste alicerce na preparação para aprendizagem formal.

Conteúdo Programático da disciplina:

1. Histórico e abordagens da Psicomotricidade

  • Surgimento da ciência no mundo
  • Definições e abordagens no Brasil
  • Legislação brasileira atual

2. Desenvolvimento Psicomotor

  • Vias motoras
  • Estímulos psicomotores na rotina do Berçário
  • Os dois primeiros anos

3. Fatores psicomotores na Educação

  • O papel da brincadeira no Desenvolvimento Psicomotor
  • Capacidade e Habilidades
  • Organização do alicerce psicomotor na Infância
  • Tecnologia digital no desenvolvimento das praxias

4. Fundamentação da prática psicomotora na Educação Infantil

  • Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil- BNCC
  • Competências psicomotoras previstas na Educação Infantil
  • Síntese das aprendizagens da disciplina

Bibliografia básica da disciplina:
1. ARNAIZ SÁNCHES, P.; RABADÁN MARTINEZ, M.; VIVES PEÑALVER, I. A psicomotricidade na educação infantil: uma prática preventiva e educativa. Porto Alegre: Artmed, 2003.
2. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Proposta preliminar. Segunda versão revista. Brasília: MEC, 2016. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br
3. DREYER, Margareth; BORGHI. Teresa C. S. D. Vias Motoras: O que são, como funcionam e como estimulá-las no processo de aprendizagem. In: PANTANO, T.; ROCCA. C.C.A. (org). Como se estuda? Como se aprende? Um guia para pais, professores e alunos, considerando os princípios das neurociências. (org) São José Dos Campos, SP: Pulso Editorial, 2015, p. 82-97.
4. FERREIRA, C.A.de M.; HENSIUS, A.M.; BARROS, D.do R. (org). Psicomotricidade Escolar. Rio de Janeiro: Wak Ed, 2008.
5. FONSECA, V. Psicomotricidade: Perspectivas Multidisciplinares. Porto Alegre: Artmed, 2004.
6. FONSECA, V. Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.
7. LE BOULCH, J. Desenvolvimento Psicomotor: do nascimento até 6 anos. Trad. Ana Guardiola Brizolara. Porto Alegre: Artes Médicas, 1982.
8. PRISTA, R.M. (org). Formações em Psicomotricidade no Brasil. São Paulo: All Print, 2010.