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A criança com deficiência: os diferentes tipos de deficiência e necessidades educacionais especiais

A criança com deficiência: os diferentes tipos de deficiência e necessidades educacionais especiais

Sobre o Curso

Apresentação

A disciplina “A criança com deficiência: conhecendo os diferentes tipos de deficiência e Necessidades Educacionais Especiais (NEE)” caracteriza os Transtornos do Neurodesenvolvimento do Espectro Autista (TEA), a Deficiência Intelectual (DI), Síndrome de Down (SD) e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), apresentando as causas, sinais, sintomas, alterações e prejuízos no curso do desenvolvimento infantil para dar base e ampliar o repertório do Professor da Educação Infantil para uma prática mais eficiente e inclusiva.

Aula 1 – “Transtorno do Espectro Autista” estuda as causas, áreas do desenvolvimento infantil que são comprometidas com o espectro e os impactos do autismo na primeira infância.

Aula 2 – “Deficiência Intelectual” caracteriza as principais alterações que a criança com Deficiência Intelectual apresenta e reflete sobre os prejuízos causados pela DI na primeira infância.

Aula 3 – “Síndrome de Down” explica o que é a Síndrome de Down, suas características e as principais áreas do desenvolvimento que causam prejuízos na primeira infância, requerendo um olhar inclusivo do professor para o atendimento das necessidades educacionais especiais da criança na educação infantil.

Aula 4 – “Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)” estuda as características do TDAH, com ênfase nos aspectos atencionais, distratores ambientais, tipos de TDAH e os impactos dos sintomas do TDAH para o desenvolvimento e a aprendizagem.

Lembre-se que a educação infantil possui o eixo transversal da educação especial inclusiva e é de fundamental importância que o professor reconheça o desenvolvimento típico do atípico, porque há situações que precisam de atenção e suportes diferenciados para que a criança se desenvolva o melhor possível e essa intervenção precoce é uma das condições para garantir esse desenvolvimento mais saudável. Indica-se que ao cursar essa disciplina você leia as obras indicadas no material, converse com seus pares e compartilhe seus conhecimentos, realizando os exercícios propostos e esclarecendo as suas dúvidas com professores, pares, leituras e vídeos da internet. Boa Jornada!

Objetivo da disciplina: Proporcionar aos profissionais da área de educação uma compreensão ampla e aprofundada sobre as diferentes deficiências e necessidades educacionais especiais, capacitando-os para identificar, compreender e atender as necessidades específicas de cada criança com deficiência em sala de aula.

Ementa da disciplina: Compreende e caracteriza os transtornos do neurodesenvolvimento infantil e deficiências que interferem no curso do desenvolvimento infantil. Capacita os profissionais da Educação para identificar e atuar com os Alunos com Necessidades Educacionais Especiais para ações inclusivas.

Conteúdo Programático da disciplina:

  • 1. Transtorno do Espectro Autista: caracterização e manejos na escola
  • 2. Deficiência Intelectual: caracterização e manejos na escola
  • 3. Síndrome de Down: caracterização e manejos na escola
  • 4. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade: caracterização e manejos na escola

Bibliografia básica da disciplina:
1. CASTRO, A. S. A., PIMENTEL, S. C. Síndrome de Down: desafios e perspectivas na inclusão escolar. In: DÍAZ, F., et al., orgs. Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas [online]. Salvador: EDUFBA, 2009, pp. 303-312. Disponível em https://books.scielo.org/id/rp6gk/pdf/diaz-9788523209285-28.pdf
2. INSTITUTO ITARD. Como trabalhar com alunos com deficiência intelectual - dicas incríveis para adaptar atividades. 2019. Disponível em https://institutoitard.com.br/como-trabalhar-com-alunos-com-deficiencia-intelectual/
3. INSTITUTO NEUROSABER. Como identificar a deficiência intelectual? 2021. Disponível em https://institutoneurosaber.com.br/como-identificar-a-deficiencia-intelectual/
4. MANUAL DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. Disponível em https://www.institutopebioetica.com.br/documentos/manual-diagnostico-e-estatistico-de-transtornos-mentais-dsm-5.pdf
5. MELO, V. M. C. A importância do Lúdico para Crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na Educação Infantil. Instituto de Psicologia. Universidade de Brasília. Brasília, 2011. Disponível em https://bdm.unb.br/bitstream/10483/2409/1/2011_ValeriaMigueldaCruzMelo.pdf
6. MORAES, S. O., FERREIRA, D. S., TEIXEIRA, E. O guia Autismo: dicas para o dia a dia no âmbito escolar. Manaus (AM): Editora UEA, 2023. Disponível em http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/4713
7. OLIVATI, A. G., CIANTELLI, A. P. C., ACUNA, J. T., LEITE, L.P., OLIVEIRA, T. P. Guia de orientações sobre Transtorno do Espectro Autista. 1. ed. Bauru, SP: Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2020. Disponível em https://educadiversidade.unesp.br/midias/pdf/guia-tea/tea-pdf-1.pdf
8. SCHWARTZMAN, J. S. [et. al]. Síndrome de Down. 2ª ed. São Paulo: Mackenzie: Memnon, 1999. Disponível em https://memnon.com.br/dw-sd/
9. SILVA, R. S., FREITAS, T. N. ARAÚJO, N. F. M., ARAÚJO, T. W. G., SILVA, I. R. Síndrome de Down: uma revisão integrativa da literatura (2005-2020). Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 10, n. 17, 2021. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/357301625_Sindrome_de_Down_uma_revisao_integrativa_da_literatura_2005-2020