Buscar Cursos e Recursos

Digite algo para buscar cursos e recursos

Neurociência na Educação Infantil

Neurociência na Educação Infantil

Sobre o Curso

Estimado(a) aluno(a),

Neste primeiro momento do curso você vai adquirir um conhecimento teórico e prático sobre o funcionamento do cérebro das crianças em idade pré-escolar, compreendendo como as estruturas cerebrais funcionam e, como elas influenciam as capacidades cognitivas, emocionais e comportamentais das crianças.

A neurociência tem trazido grandes contribuições no contexto educacional, trazendo novas perspectivas em relação ao aprendizado e desenvolvimento das crianças. Através desse conhecimento você será capaz de utilizar estratégias pedagógicas mais eficazes, considerando as características individuais de cada aluno.

Ao longo da disciplina serão abordados temas importantes relacionados à neurociência e sua aplicação na Educação Infantil.

Estou ansiosa para explorar com você as conexões entre a neurociência e a educação infantil, e como esses conhecimentos podem impactar de forma positiva nossa atuação profissional.

Objetivo da disciplina: Proporcionar aos discentes conhecimentos sobre as bases neurobiológicas do desenvolvimento infantil e como aplicar esses conhecimentos de forma prática e efetiva em sala de aula. Ao final da disciplina, os discentes serão capazes de compreender como o cérebro da criança funciona e como esse conhecimento pode ser utilizado para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, promovendo um ambiente educativo mais saudável e eficiente para as crianças. Além disso, os discentes serão capazes de identificar possíveis transtornos neurológicos e desenvolver estratégias pedagógicas para auxiliar as crianças a superá-los.

Ementa da disciplina: Introdução à neurociência aplicada à educação. Estudo sobre as principais bases neurobiológicas do desenvolvimento infantil. Compreensão das emoções e suas relações com a cognição e a aprendizagem. Análise e aplicação dos conhecimentos teóricos no contexto escolar.

Conteúdo Programático da disciplina:

1. Introdução à Neurociência na Educação Infantil

  • Definição de neurociência e sua relevância na educação;
  • Princípios básicos do desenvolvimento do cérebro infantil;
  • Principais áreas do cérebro envolvidas nas funções cognitivas e emocionais.

2. Aprendizagem e plasticidade cerebral

  • Conceito de neuroplasticidade e suas implicações na educação infantil;
  • Modificação de redes neurais e aquisição das habilidades cognitivas;
  • Como o cérebro processa informações e aprende.

3. Emoção, cognição e aprendizagem

  • As relações entre emoção, cognição e aprendizagem;
  • A importância das funções executivas na primeira infância;
  • Estratégias para trabalhar as emoções e as funções executivas das crianças no contexto escolar.

4. Práticas pedagógicas baseadas em neurociência

  • Aplicação prática dos conhecimentos de neurociência em sala de aula;
  • Aplicação prática de estratégias e recursos pedagógicos para auxiliar crianças com Transtorno do Espectro Autista;
  • Aplicação prática de estratégias pedagógicas para auxiliar crianças com dificuldades específicas.

Bibliografia básica da disciplina:
1. ALMEIDA, G.P. Neurociência e sequência didática para educação infantil. Rio de Janeiro [2ª Edição]: Wak Editora, 2015.
2. CUNHA, P. Neurociência e Educação: como o cérebro aprende. São Paulo. Editora Blucher, 2019
3. DIAS, N.M. Programa de Intervenção em Autorregulação e Funções Executivas. São Paulo: Memnon, 2013.
4. GARRIDO, S. Neuroeducação e neurodidática [recurso eletrônico]. Curitiba. Editora Contentus, 2020.
5. SILVA, F, D. Neurociência e Aprendizagem: uma aventura por trilhas da neuroeducação. Curitiba. Editora Intersaberes, 2021