Buscar Cursos e Recursos
Buscando...
Digite algo para buscar cursos e recursos
Encontrados 0 resultados
Estimado(a) aluno(a),
Neste primeiro momento do curso você vai adquirir um conhecimento teórico e prático sobre o funcionamento do cérebro das crianças em idade pré-escolar, compreendendo como as estruturas cerebrais funcionam e, como elas influenciam as capacidades cognitivas, emocionais e comportamentais das crianças.
A neurociência tem trazido grandes contribuições no contexto educacional, trazendo novas perspectivas em relação ao aprendizado e desenvolvimento das crianças. Através desse conhecimento você será capaz de utilizar estratégias pedagógicas mais eficazes, considerando as características individuais de cada aluno.
Ao longo da disciplina serão abordados temas importantes relacionados à neurociência e sua aplicação na Educação Infantil.
Estou ansiosa para explorar com você as conexões entre a neurociência e a educação infantil, e como esses conhecimentos podem impactar de forma positiva nossa atuação profissional.
Objetivo da disciplina: Proporcionar aos discentes conhecimentos sobre as bases neurobiológicas do desenvolvimento infantil e como aplicar esses conhecimentos de forma prática e efetiva em sala de aula. Ao final da disciplina, os discentes serão capazes de compreender como o cérebro da criança funciona e como esse conhecimento pode ser utilizado para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, promovendo um ambiente educativo mais saudável e eficiente para as crianças. Além disso, os discentes serão capazes de identificar possíveis transtornos neurológicos e desenvolver estratégias pedagógicas para auxiliar as crianças a superá-los.
Ementa da disciplina: Introdução à neurociência aplicada à educação. Estudo sobre as principais bases neurobiológicas do desenvolvimento infantil. Compreensão das emoções e suas relações com a cognição e a aprendizagem. Análise e aplicação dos conhecimentos teóricos no contexto escolar.
Conteúdo Programático da disciplina:
1. Introdução à Neurociência na Educação Infantil
2. Aprendizagem e plasticidade cerebral
3. Emoção, cognição e aprendizagem
4. Práticas pedagógicas baseadas em neurociência
Bibliografia básica da disciplina:
1. ALMEIDA, G.P. Neurociência e sequência didática para educação infantil. Rio de Janeiro [2ª Edição]: Wak Editora, 2015.
2. CUNHA, P. Neurociência e Educação: como o cérebro aprende. São Paulo. Editora Blucher, 2019
3. DIAS, N.M. Programa de Intervenção em Autorregulação e Funções Executivas. São Paulo: Memnon, 2013.
4. GARRIDO, S. Neuroeducação e neurodidática [recurso eletrônico]. Curitiba. Editora Contentus, 2020.
5. SILVA, F, D. Neurociência e Aprendizagem: uma aventura por trilhas da neuroeducação. Curitiba. Editora Intersaberes, 2021