Buscar Cursos e Recursos
Buscando...
Digite algo para buscar cursos e recursos
Encontrados 0 resultados
Estimado (a) aluno (a),
Encerraremos o primeiro módulo do curso com chave de ouro, entendendo a inter-relação entre a psicopedagogia e a psicomotricidade.
Durante as aulas, você irá compreender a psicopedagogia como uma área de atuação de estudo interdisciplinar focada no processo de ensino-aprendizagem e aprenderá sobre as influências do ambiente e dos envolvidos, como sujeitos, família, escola e sociedade, nesse processo. Além disso, abordaremos o papel fundamental do psicopedagogo no contexto escolar e sua relação com os desafios educacionais.
Você vai entender também como a psicopedagogia e a psicomotricidade se complementam nas práticas pedagógicas destinadas à educação infantil, visando a promoção do desenvolvimento integral das crianças.
Vamos Lá?!
Objetivo da disciplina: Proporcionar aos alunos a compreensão teórica e prática da relação entre os aspectos psicológicos e motores no desenvolvimento infantil. Por meio dessa disciplina, os alunos irão explorar como a psicopedagogia e a psicomotricidade podem ser aplicadas no contexto educacional, visando a promoção do desenvolvimento integral da criança. Espera-se que os alunos desenvolvam habilidades e competências para identificar problemas de aprendizagem relacionados a dificuldades psicomotoras e aplicar intervenções psicopedagógicas que considerem a dimensão motora da criança.
Ementa da disciplina: Compreender a psicopedagogia como área interdisciplinar de investigação do processo de ensino e aprendizagem e suas dificuldades. Conhecer as influências do meio e dos envolvidos (sujeito, família, escola, sociedade) no processo de aprendizagem. Aprender sobre o papel do psicopedagogo no ambiente escolar. Analisar a integração de perspectivas da Psicopedagogia e psicomotricidade nas práticas pedagógicas voltadas à educação infantil. Estudar a eficácia das abordagens psicopedagógicas e psicomotoras na promoção do desenvolvimento e da aprendizagem da escrita da criança.
Conteúdo Programático da disciplina:
1. A Psicopedagogia e o Desenvolvimento Infantil
2. Fundamentos Neurobiológicos da Aprendizagem
3. Psicopedagogia e as Áreas de Atuação
4. Dificuldades de Aprendizagem na Primeira Infância
Bibliografia básica da disciplina:
COSTA, A.C. Psicopedagogia & psicomotricidade: pontos de intersecção nas dificuldades de aprendizagem. Editora Vozes: Rio de Janeiro, 2001.
BOSSA, N. A psicopedagogia no Brasil. Wak, 2011.
CARVALHO, E.; GONÇALVES, A.; WATANABE, C. M. O lúdico e a psicomotricidade na prevenção das dificuldades de aprendizagem escolar. Revista Uniítalo em pesquisa. ISSN: 2236-9074, v. 8, n. 4, 2018.
CHULA, E. A.; SACHINSKI, I. A Importância da Psicomotricidade na Educação Infantil: Abordagem Teórica. IN: ENCIPES XV Encontro Científico Pedagógico e XII Simpósio da Educação-UNESPAR, p. 23-32, 2019.
GOMEZ, A. M. S.; TERÁN, N. E. Dificuldades de aprendizagem. São Paulo: Editora Grupo Cultural, 2014
KANDEL, E. R.; SCHWARTZ, J.; JESSELL, T. Princípios da Neurociência. São Paulo: Manole, 2003.
MORAIS, E. A. Neurociência das emoções. Curitiba – Intersaberes, 2020.
OLIVEIRA, M. F. S. A influência da psicomotricidade na aprendizagem. Revista Gestão e Educação, vol. 5, n. 6, 2022. Disponível em: http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/287
SCOZ, B. A identidade do psicopedagogo: formação e atuação profissional. In. SCOZ, Beatriz e outras (org.). Psicopedagogia. Contextualização, formação e atuação profissional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
SCOZ, B. Psicopedagogia e realidade escolar: o problema escolar e aprendizagem. 17ª ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
TAVARES, J.; et al. Manual de psicologia do desenvolvimento e aprendizagem. Porto: Porto Editora, 2007.UNESCO. A criança e o seu desenvolvimento desde o nascimento até aos 6 anos – conhecê-la melhor para melhor a ajudar.
VISCA, J. Psicopedagogia: Novas contribuições; organização e tradução Andrea Morais, Maria Isabel Guimarães – Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991.