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Sobre a disciplina Aprofundamento do Conhecimento
A disciplina é um último convite para as alunas e os alunos aprofundarem um pouco mais o conhecimento sobre um dos temas tratados no curso diante da criação de um conteúdo próprio e único, com base em literaturas, teorias existentes e a partir de práticas de pesquisa acadêmica e metodologias científicas, além de pesquisa empírica e contribuição para as práticas e experiências dentro e fora da sala de aula por meio da capacitação do profissional da educação infantil.
Na 1ª aula falaremos da diferença entre o senso comum e o senso crítico com propósito de fortalecer nossa argumentação por base em teorias e estudos realizados em fontes confiáveis. É o momento de refletir sobre os temas estudados e aquele que você tem maior interesse em pesquisar, formulando uma questão de pesquisa e seus objetivos.
Na 2ª aula focaremos em uma breve revisão da literatura, utilizando plataformas abertas e públicas para busca de artigos mais recentes sobre o tema escolhido.
A 3ª aula tem um convite para um trabalho empírico, ou seja, de observação e de investigação das melhores práticas sobre o tema estudado, você poderá observar o seu próprio comportamento no seu ambiente de trabalho.
E então, a 4ª e última aula, será a fase de análise dos resultados alcançados e a estruturação do conhecimento adquirido com a elaboração de um texto contendo cada passo da pesquisa construída no decorrer da disciplina.
Nome da disciplina: Aprofundamento do Conhecimento
Objetivo da disciplina: Capacitar os profissionais da educação infantil a compreenderem e utilizarem as pesquisas científicas como ferramentas para aprimorar as práticas educativas, promovendo a formação de uma cultura de pesquisa na área. Para alcançar esse objetivo, serão abordados temas relacionados à pesquisa em educação infantil, tais como: metodologias de pesquisa, análise crítica de artigos científicos, elaboração e execução de projetos de pesquisa, disseminação de resultados e ética na pesquisa.
Ementa da disciplina: A importância da revisão de literatura para ir além das teorias conhecidas: da teoria à prática. A escolha por um tema, a elaboração de um problema de pesquisa e seus objetivos. Pesquisa empírica: por onde começar, a ética em pesquisa e a prática da curiosidade. A escrita acadêmica e a construção de um novo conteúdo.
Conteúdo Programático da disciplina:
1. Por que a teoria cientifica é importante:
a. Saindo do senso comum;
b. Argumento e justificativa com base em teoria e pesquisa empírica;
c. Escolhendo um tema de interesse;
d. Elaborando um problema de pesquisa;
e. Definindo o objetivo de pesquisa.
2. Construindo o conhecimento:
a. O que já foi estudado sobre o tema;
b. Como começar uma revisão de literatura;
c. Exercitando a escrita;
d. Usando referencias e estudos anteriores.
3. A pesquisa empírica:
a. Campo de observação
b. Práticas com intenção
c. Questões de ética em pesquisa
4. Resultados e discussão:
a. O que eu faço com todo este conteúdo?
b. A análise do conteúdo e como apresentar os resultados alcançados.
c. Finalizando um artigo para chamar de “meu”.
Bibliografia básica da disciplina:
1. COSTA, AR.; AUER, F.; INTRA, Z.; ARAÚJO, VC de. Produção científica em Educação Infantil no período 2013-2016: uma análise dos periódicos Qualis com estratos A1 a B2. Investigação, Sociedade e Desenvolvimento, [S. l.], v. 9, n. 8, pág. e851986070, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i8.6070. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/6070. Acesso em: 30 jun. 2023.
2. CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Trad. D Magda Lopes. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2020;
3. FREIBERGER, R. M.; BERBEL, N. A. N. A Importância da pesquisa como princípio educativo na atuação pedagógica de professores de educação infantil e ensino fundamental, Cadernos de Educação. FaE/PPGE/UFPel. Pelotas (37): p. 207 – 245, set./dez.,2010, DOI: https://doi.org/10.15210/caduc.v0i37.1587 disponível em https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/1587 (visualizado em 30/06/2023)
4. Tenório, M. C. M., Bezerra, J., Tassitano, R. M., Barros, M. V. G. D., & Costa, A. M. D. (2005). Ética na pesquisa com seres humanos: revisão dos artigos publicados na Revista Paulista de Educação Física (1996-2004). Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 19(4), 329-335. https://doi.org/10.1590/S1807-55092005000400007
5. Sousa, J. R. de, & Santos, S. C. M. dos. (2020). Análise de conteúdo em pesquisa qualitativa: modo de pensar e de fazer. Pesquisa E Debate Em Educação, 10(2), 1396–1416. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.31559
Vieira, H. P., Therrien, J., & de Medeiros, W. A. (2020). Trilhando caminhos na revisão de literatura sobre a ética na pesquisa em educação. Educação Por Escrito, 11(1), e33195. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2020.1.33195