Buscar Cursos e Recursos

Digite algo para buscar cursos e recursos

A Psicologia no processo de ensino-aprendizagem de criancas de 0 a 6 anos

A Psicologia no processo de ensino-aprendizagem de criancas de 0 a 6 anos

Sobre o Curso

Apresentação

A disciplina “A Psicologia no processo de ensino-aprendizagem de crianças de 0-6 anos” apresenta conceitos da Psicologia que se aplicam à Educação. Apresenta conceitos das abordagens biológicas e psicossociais para embasar os conhecimentos de profissionais da educação, para melhor atuar, estimularem e contribuírem com o desenvolvimento e a aprendizagem da criança da primeira infância.

Aula 1 – O Desenvolvimento na 1ª Infância nesta aula você aprofundará seus conhecimentos sobre o desenvolvimento e aprendizagem humana considerando os domínios físico, cognitivo e psicossocial que organizam a caracterização do curso do desenvolvimento infantil.

Aula 2 – A Teoria Construtivista de J. Piaget apresenta os conceitos da teoria de Jean Piaget, destacando a Teoria da Equilibração e os Estágios do Desenvolvimento Infantil.

Aula 3 – A abordagem sociocultural de Lev. Vygotsky estuda o desenvolvimento psicológico de acordo com a abordagem sociocultural, destacando as Funções Psicológicas Superiores, a Zona de Desenvolvimento Proximal e o processo de Mediação.

Aula 4 – “Emoções e Afetividade: as contribuições de H. Wallon” resgata as influências das emoções e da afetividade sobre os processos de aprendizagem. Destaca, à luz dos pressupostos de H. Wallon, as emoções como base segura para o desenvolvimento e a aprendizagem na 1ª infância.

Para compreender o desenvolvimento e processo de aprendizagem humana, é necessário complementar seus estudos aprofundando os temas por meio das leituras indicadas. São focadas e curtas! Aproveite a seleção! Para os que desejarem recomendamos aprofundamentos nas bases de dados científicas como (Scielo, IBICT, Pubmed, Bireme etc) e vídeos disponíveis em plataformas stream e websites (por ex.: Youtube). Depois de estudar estas aulas, desejo que você esteja mais reflexivo, entusiasmado e problematizando as suas demandas cotidianas, usando conceitos da Psicologia aplicados à Educação.

Objetivo da disciplina: Compreender os pressupostos psicológicos importantes para os processos de ensino-aprendizagem de crianças entre 0 e 6 anos, a fim de identificar. Visa propor estratégias educacionais de acordo com os marcos do desenvolvimento da criança da 1ª infância, fortalecendo a base do conhecimento docente a fim de uma prática pedagógica amparada em conhecimentos científicos sobre o desenvolvimento infantil.

Ementa da disciplina: Compreende os pressupostos da Psicologia aplicados à Educação. Reflete sobre o desenvolvimento infantil de crianças entre 0-6 anos e as diferentes abordagens que explicam os processos físicos e psicossociais na 1a. Infância. Análises teórico-metodológicas conhecimentos psicológicos para práticas docentes embasadas em evidências cientificas.

Conteúdo Programático da disciplina:

  • 1. Desenvolvimento físico e psicossociais na 1ª infância
  • 2. PIAGET, esquemas cognitivos e os estágios do desenvolvimento infantil
  • 3. Abordagem Sociocultural de VYGOTSKY: funções psicológicas superiores, o processo de mediação e a Zona de Desenvolvimento Proximal
  • 4. As contribuições de H. WALLON para a Educação: emoção, afetividade, campos funcionais e os estágios do desenvolvimento infantil

BIBLIOGRAFIA BÁSICA DA DISCIPLINA
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Política Nacional de Saúde Integral da Criança: orientações para implementação. Brasília: DF, 2018. Clique aqui para acessar
COLL, C.; MARCHESI, Á.; PALACIOS, J. Desenvolvimento Psicológico e Educação: Psicologia da Educação Escolar. 2ª ed. vol. 2. Porto Alegre: Artmed, 2015. Clique aqui para acessar
CORRÊA, M. de S. Criança, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2015. Clique aqui para acessar
CUBERO, R., & LUQUE, A. (2004). Desenvolvimento, educação e educação escolar: a teoria sociocultural do desenvolvimento e da aprendizagem. in C. Coll, J. Palácios & A. Marchesi (Eds.), Desenvolvimento Psicológico e Educação. Psicologia da Educação (pp. 94-106). Porto Alegre: Artes Médicas.
FANTÁSTICO. Viagem Fantástica do Corpo Humano, o incrível processo do Nascimento até a morte. YouTube. Clique aqui para acessar. Acesso em: jul. 2023. 5.1., 2012. (88m07s). Brasil.
LA TAILLE, I. L. Coleção grandes Educadores Jean Piaget. YouTube. Editora Atta Mídia Educação. Clique aqui para acessar
LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias Psicogenéticas em Discussão. (“Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão (1992)”) 18.ed. São Paulo: Summus, 1992. 117 p
MIZUKAMI, M. da G. N. Ensino: As Abordagens do Processo. São Paulo: E.P.U. 2019. Clique aqui para acessar
OLIVEIRA, M. K. Coleção grandes Educadores Lev Vygotsky. YouTube. Editora Atta Mídia Educação. Clique aqui para acessar
PAPALIA, D. E. e FELDMAN, R. D.. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre, Artmed, 12ª ed., 2012. UNICEF Brasil. Plano Municipal pela Primeira Infância: um compromisso fundamental dos municípios | UNICEF Brasil. Clique aqui para acessar
VIGOTSKI, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. (“SciELO - Brasil - A aprendizagem da docência de futuros professores no ...”) In: VIGOTSKI, Liev S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2005, p. 103-117. Clique aqui para acessar
WHO – Organização Mundial da Saúde. Clique aqui para acessar